Dicas Como apresentar-se brevemente em ambiente informal Autor: Data Publicação:12/02/2015 Já lhe aconteceu encontrar alguém com um cargo de responsabilidade (direcção, gestão, chefia) de alguma empresa na qual até teria interesse em trabalhar? E hesitou, ficou na dúvida sobre o que dizer, como abordar a pessoa? A consultora de outplacement Transitar reflectiu sobre o tema e deixa algumas ideias para ser bem sucedido no estabelecimento de contactos profissional em contexto informal. Primeiro que tudo, não existem más oportunidades. Aproveite diversas ocasiões para estabelecer networking, existem situações únicas que, muitas vezes, podem não voltar a acontecer. Algumas circunstâncias facilitam a interacção e ajudam a comunicação a fluir com maior naturalidade. A Transitar para o caso enuncia até o conceito de «elevator pitch», por ser o elevador um local em ambiente de trabalho propício ao desenvolvimento deste tipo de contactos. O «elevator pitch» trata-se de um breve discurso pré-preparado que explica de forma clara e objectiva as suas pretensões. Prepare mentalmente uma breve e directa apresentação sobre si. Defina o que diria ao falar de si se se cruzasse com um responsável de recursos humanos ou um director sectorial. Faça por transmitir em menos de um minuto uma exposição verbal persuasiva que desperte o interesse da outra pessoa por si. Seja sistemático: Identifique o seu objectivo (que função procura?) Partilhe um breve resumo profissional com foco nos seus pontos fortes Evidencie aquilo que o torna único/especial/diferenciador Coloque uma questão relevante que acrescente valor à conversa, mostre conhecimentos, interesse. Tenha claro que o seu objectivo é manter o contacto após a conversa, se possível trocando cartões e idealmente agendando uma reunião posterior. Taxa de sucesso da Transitar na recolocação de profissionais foi de 62% A consultora especializada em outplacement Transitar registou no último ano uma eficácia de 62 por cento na recolocação de trabalhadores no mercado de trabalho, segundo indicam os resultados recentemente apresentados em comunicado pela empresa. O índice verificado é ligeiramente inferior ao verificado nos anos recentes, em parte devido à descida no resultado relativo às profissionais do sexo feminino em momento de transição de carreira. O tempo médio de regresso ao activo subiu para sete meses. De assinalar que metade das pessoas com mais de 45 anos abrangidas por estes programas de reinserção profissional encontraram um novo emprego. Os sectores de actividade mais representativos dos beneficiados por estas metodologias de outplacement foram as áreas da Banca/Seguros, Indústria, Automóvel e Saúde, que no total compreendem 60 por cento dos profissionais. Os principais segmentos de destino foram os Serviços (28%), Automóvel (18%), Energias Renováveis (15%), Indústria (11%), Farmacêutica e Tecnologias de Informação, ambos com sete por cento. A Transitar declarou estar a reforçar a realização de parcerias com empresas europeias de recrutamento e headhunting, com o intuito de promover os perfis dos candidatos junto dos responsáveis das organizações. O outplacement, como solução que mitiga o impacto dos despedimentos, tem vindo a ganhar lugar de destaque em processos de restruturação, redução de pessoal ou de deslocalização de empresas. NOTÍCIAS RELACIONADAS: Índice de recolocação pela Transitar em 2013 foi de 74% Partilhar esta informação
Dicas Como apresentar-se brevemente em ambiente informal Autor: Data Publicação:12/02/2015 Já lhe aconteceu encontrar alguém com um cargo de responsabilidade (direcção, gestão, chefia) de alguma empresa na qual até teria interesse em trabalhar? E hesitou, ficou na dúvida sobre o que dizer, como abordar a pessoa? A consultora de outplacement Transitar reflectiu sobre o tema e deixa algumas ideias para ser bem sucedido no estabelecimento de contactos profissional em contexto informal. Primeiro que tudo, não existem más oportunidades. Aproveite diversas ocasiões para estabelecer networking, existem situações únicas que, muitas vezes, podem não voltar a acontecer. Algumas circunstâncias facilitam a interacção e ajudam a comunicação a fluir com maior naturalidade. A Transitar para o caso enuncia até o conceito de «elevator pitch», por ser o elevador um local em ambiente de trabalho propício ao desenvolvimento deste tipo de contactos. O «elevator pitch» trata-se de um breve discurso pré-preparado que explica de forma clara e objectiva as suas pretensões. Prepare mentalmente uma breve e directa apresentação sobre si. Defina o que diria ao falar de si se se cruzasse com um responsável de recursos humanos ou um director sectorial. Faça por transmitir em menos de um minuto uma exposição verbal persuasiva que desperte o interesse da outra pessoa por si. Seja sistemático: Identifique o seu objectivo (que função procura?) Partilhe um breve resumo profissional com foco nos seus pontos fortes Evidencie aquilo que o torna único/especial/diferenciador Coloque uma questão relevante que acrescente valor à conversa, mostre conhecimentos, interesse. Tenha claro que o seu objectivo é manter o contacto após a conversa, se possível trocando cartões e idealmente agendando uma reunião posterior. Taxa de sucesso da Transitar na recolocação de profissionais foi de 62% A consultora especializada em outplacement Transitar registou no último ano uma eficácia de 62 por cento na recolocação de trabalhadores no mercado de trabalho, segundo indicam os resultados recentemente apresentados em comunicado pela empresa. O índice verificado é ligeiramente inferior ao verificado nos anos recentes, em parte devido à descida no resultado relativo às profissionais do sexo feminino em momento de transição de carreira. O tempo médio de regresso ao activo subiu para sete meses. De assinalar que metade das pessoas com mais de 45 anos abrangidas por estes programas de reinserção profissional encontraram um novo emprego. Os sectores de actividade mais representativos dos beneficiados por estas metodologias de outplacement foram as áreas da Banca/Seguros, Indústria, Automóvel e Saúde, que no total compreendem 60 por cento dos profissionais. Os principais segmentos de destino foram os Serviços (28%), Automóvel (18%), Energias Renováveis (15%), Indústria (11%), Farmacêutica e Tecnologias de Informação, ambos com sete por cento. A Transitar declarou estar a reforçar a realização de parcerias com empresas europeias de recrutamento e headhunting, com o intuito de promover os perfis dos candidatos junto dos responsáveis das organizações. O outplacement, como solução que mitiga o impacto dos despedimentos, tem vindo a ganhar lugar de destaque em processos de restruturação, redução de pessoal ou de deslocalização de empresas. NOTÍCIAS RELACIONADAS: Índice de recolocação pela Transitar em 2013 foi de 74%