Simplex Balcão Único do Emprego previsto para 2018 Autor: Data Publicação:24/05/2016 O programa público de simplificação e modernização administrativa Simplex, recentemente apresentado pelo Governo, prevê que no primeiro trimestre de 2018 seja implementado no país o chamado Balcão Único do Emprego. O conceito visa «concentrar num único espaço físico e/ou plataforma digital todas as interacções dos cidadãos desempregados nos processos de procura activa de emprego e de formação profissional, bem como dos empregadores nos processos de selecção e contratação de novos colaboradores, ou de reconversão e adaptação de recursos humanos», pode ler-se no sítio oficial do programa. O grande objectivo passa por «melhorar o funcionamento dos serviços públicos de emprego, por via de uma optimização da utilização dos canais disponíveis para processamento destas interacções». A medida declara que «o Balcão vai compreender um conjunto de medidas, designadamente a desmaterialização de interacções entre cidadãos, empresas e serviços públicos de emprego (tais como inscrições/candidaturas online, documentos digitais, disponibilização de informação e mecanismos de pesquisa no portal NetEmprego). O Governo aponta como meta já para o segundo trimestre deste ano a disponibilização de informação sobre senhas e emissão de senhas electrónicas para atendimento nos centros de emprego do IEFP, através do Mapa do Cidadão. Partilhar esta informação
Simplex Balcão Único do Emprego previsto para 2018 Autor: Data Publicação:24/05/2016 O programa público de simplificação e modernização administrativa Simplex, recentemente apresentado pelo Governo, prevê que no primeiro trimestre de 2018 seja implementado no país o chamado Balcão Único do Emprego. O conceito visa «concentrar num único espaço físico e/ou plataforma digital todas as interacções dos cidadãos desempregados nos processos de procura activa de emprego e de formação profissional, bem como dos empregadores nos processos de selecção e contratação de novos colaboradores, ou de reconversão e adaptação de recursos humanos», pode ler-se no sítio oficial do programa. O grande objectivo passa por «melhorar o funcionamento dos serviços públicos de emprego, por via de uma optimização da utilização dos canais disponíveis para processamento destas interacções». A medida declara que «o Balcão vai compreender um conjunto de medidas, designadamente a desmaterialização de interacções entre cidadãos, empresas e serviços públicos de emprego (tais como inscrições/candidaturas online, documentos digitais, disponibilização de informação e mecanismos de pesquisa no portal NetEmprego). O Governo aponta como meta já para o segundo trimestre deste ano a disponibilização de informação sobre senhas e emissão de senhas electrónicas para atendimento nos centros de emprego do IEFP, através do Mapa do Cidadão.