Dicas Saiba como promover-se junto dos recrutadores Autor: Data Publicação:23/04/2013 Com a existência de um número cada vez maior de pessoas disponíveis no mercado de trabalho e com a maior predisposição dos trabalhadores em estarem atentos a novas oportunidades profissionais, torna-se cada vez mais difícil sobressair e ganhar o seu espaço na luta por um emprego. É importante cada profissional ter noção de que deve promover a sua imagem e as suas qualidades à semelhança de uma marca. A consultora Transitar reflectiu sobre a questão e deixa-lhe algumas ideias em como pode desenvolver o seu marketing pessoal. A empresa especialista em processos de outplacement entende que «o mundo do trabalho está a tornar-se num mercado e os candidatos são os produtos disponíveis para venda», numa associação às actividades de transacções, compras e vendas. O seu objectivo como alguém que pretende ser bem sucedido numa possibilidade de trabalho, à semelhança de dezenas/centenas de outras pessoas na mesma situação, deve ser realçar aquilo que tem de mais positivo, que pode trazer como mais-valia à entidade que o vai avaliar. Valorize-se: Apresente-se como uma marca e promova os seus atributos como se estivesse a promover um produto para venda Destaque o que tem de diferenciador: Pense no que pode torná-lo especial numa candidatura a uma oferta em relação à concorrência. Domina uma língua que poucas pessoas conhecem? Tem uma grande experiência profissional? Trabalhou no estrangeiro? Tem uma formação complementar que pode ser um trunfo? (Uma segunda licenciatura, um mestrado relevante, etc...) Coloque-se no papel do recrutador...se estivesse a avaliar o seu processo, reflicta sobre aqueles motivos que o levariam a contratá-lo a si e não a outro candidato? E torne claras as suas vantagens em ser seleccionado. Seja honesto e realista: Declare as competências que realmente tem e não exagere nas suas verdadeiras capacidades. Mentir ou querer mostrar mais do que verdadeiramente sabe mais tarde ou mais cedo pode deixá-lo ficar mal. Cuide da sua imagem profissional: Evidencie uma postura profissional e desperte apenas pensamentos positivos naqueles que lidam consigo em contexto laboral. Em entrevistas, por exemplo, utilize termos afirmativos e evite palavras como «não, nunca...» Se necessário, solicite apoio especializado: Se sente dificuldades em vender a sua marca e encontrar o seu espaço na nova esfera do mercado de trabalho, pondere consultar um orientador na área de coaching. Partilhar esta informação
Dicas Saiba como promover-se junto dos recrutadores Autor: Data Publicação:23/04/2013 Com a existência de um número cada vez maior de pessoas disponíveis no mercado de trabalho e com a maior predisposição dos trabalhadores em estarem atentos a novas oportunidades profissionais, torna-se cada vez mais difícil sobressair e ganhar o seu espaço na luta por um emprego. É importante cada profissional ter noção de que deve promover a sua imagem e as suas qualidades à semelhança de uma marca. A consultora Transitar reflectiu sobre a questão e deixa-lhe algumas ideias em como pode desenvolver o seu marketing pessoal. A empresa especialista em processos de outplacement entende que «o mundo do trabalho está a tornar-se num mercado e os candidatos são os produtos disponíveis para venda», numa associação às actividades de transacções, compras e vendas. O seu objectivo como alguém que pretende ser bem sucedido numa possibilidade de trabalho, à semelhança de dezenas/centenas de outras pessoas na mesma situação, deve ser realçar aquilo que tem de mais positivo, que pode trazer como mais-valia à entidade que o vai avaliar. Valorize-se: Apresente-se como uma marca e promova os seus atributos como se estivesse a promover um produto para venda Destaque o que tem de diferenciador: Pense no que pode torná-lo especial numa candidatura a uma oferta em relação à concorrência. Domina uma língua que poucas pessoas conhecem? Tem uma grande experiência profissional? Trabalhou no estrangeiro? Tem uma formação complementar que pode ser um trunfo? (Uma segunda licenciatura, um mestrado relevante, etc...) Coloque-se no papel do recrutador...se estivesse a avaliar o seu processo, reflicta sobre aqueles motivos que o levariam a contratá-lo a si e não a outro candidato? E torne claras as suas vantagens em ser seleccionado. Seja honesto e realista: Declare as competências que realmente tem e não exagere nas suas verdadeiras capacidades. Mentir ou querer mostrar mais do que verdadeiramente sabe mais tarde ou mais cedo pode deixá-lo ficar mal. Cuide da sua imagem profissional: Evidencie uma postura profissional e desperte apenas pensamentos positivos naqueles que lidam consigo em contexto laboral. Em entrevistas, por exemplo, utilize termos afirmativos e evite palavras como «não, nunca...» Se necessário, solicite apoio especializado: Se sente dificuldades em vender a sua marca e encontrar o seu espaço na nova esfera do mercado de trabalho, pondere consultar um orientador na área de coaching.