Educação Univ. Fernando Pessoa cria Mestrado em Inteligência Competitiva Autor: Data Publicação:11/02/2009 A Universidade Fernando Pessoa (UFP) criou o primeiro Mestrado em Inteligência Competitiva em Portugal, e tenciona promover ainda o primeiro Encontro Luso-Francês de Inteligência Competitiva, a decorrer dia 16 de Fevereiro no Porto. O Mestrado, a iniciar em Setembro, já está aberto a candidaturas. Segundo a UFP, é importante estudar e debater a Inteligência Competitiva tendo em conta o actual contexto empresarial. De acordo com Miguel Trigo, Coordenador do Mestrado em Inteligência Competitiva da UFP, os profissionais devem ser capazes de trazer inovações aos procedimentos tradicionais, apresentar-se como geradores de soluções e não apenas angariadores de problemas, e devem ter consciência da importância da produtividade para o desempenho global da sua organização. «A complementaridade de vocações entre a dimensão académica e empresarial e a sinergia que daí pode advir para a competitividade organizacional é conseguida através da preparação de profissionais em Inteligência Competitiva», acrescentou. O 1º Encontro Luso-Francês de IC vai contar com a presença de especialistas em Inteligência Competitiva, como Alain Juillet, Alto Responsável de Inteligência Económica junto do Primeiro-Ministro Francês, e de Henri Dou, especialista em Inteligência Competitiva, que faz parte do grupo de trabalho que desenvolveu o conceito de Inteligência Económica em França. Inteligência Competitiva: A Universidade Fernando Pessoa define Inteligência Competitiva como um sistema de recolha recolha, tratamento e encaminhamento da informação tácita e explícita para os tomadores de decisões estratégicas. O profissional de IC é responsável pela produção de análises de intelligence, que se caracterizam por ser o resultado de uma constante monitorização da informação que permita identificar factos relevantes, determinar relações significativas, e apresentar conclusões que possam sustentar decisões estratégicas para as organizações. Um serviço de IC será responsável por fornecer a informação certa, no momento certo, da forma certa, à pessoa certa para que, finalmente, esta última possa tomar a decisão certa. Partilhar esta informação
Educação Univ. Fernando Pessoa cria Mestrado em Inteligência Competitiva Autor: Data Publicação:11/02/2009 A Universidade Fernando Pessoa (UFP) criou o primeiro Mestrado em Inteligência Competitiva em Portugal, e tenciona promover ainda o primeiro Encontro Luso-Francês de Inteligência Competitiva, a decorrer dia 16 de Fevereiro no Porto. O Mestrado, a iniciar em Setembro, já está aberto a candidaturas. Segundo a UFP, é importante estudar e debater a Inteligência Competitiva tendo em conta o actual contexto empresarial. De acordo com Miguel Trigo, Coordenador do Mestrado em Inteligência Competitiva da UFP, os profissionais devem ser capazes de trazer inovações aos procedimentos tradicionais, apresentar-se como geradores de soluções e não apenas angariadores de problemas, e devem ter consciência da importância da produtividade para o desempenho global da sua organização. «A complementaridade de vocações entre a dimensão académica e empresarial e a sinergia que daí pode advir para a competitividade organizacional é conseguida através da preparação de profissionais em Inteligência Competitiva», acrescentou. O 1º Encontro Luso-Francês de IC vai contar com a presença de especialistas em Inteligência Competitiva, como Alain Juillet, Alto Responsável de Inteligência Económica junto do Primeiro-Ministro Francês, e de Henri Dou, especialista em Inteligência Competitiva, que faz parte do grupo de trabalho que desenvolveu o conceito de Inteligência Económica em França. Inteligência Competitiva: A Universidade Fernando Pessoa define Inteligência Competitiva como um sistema de recolha recolha, tratamento e encaminhamento da informação tácita e explícita para os tomadores de decisões estratégicas. O profissional de IC é responsável pela produção de análises de intelligence, que se caracterizam por ser o resultado de uma constante monitorização da informação que permita identificar factos relevantes, determinar relações significativas, e apresentar conclusões que possam sustentar decisões estratégicas para as organizações. Um serviço de IC será responsável por fornecer a informação certa, no momento certo, da forma certa, à pessoa certa para que, finalmente, esta última possa tomar a decisão certa.