Índice de Presença e Influência Fernando Pinto é o CEO em Portugal com maior projecção digital Autor: Data Publicação:17/11/2015 O recente estudo «Identidade Digital dos CEO’s: Portugal e a Realidade Ibero-Americana» desenvolvido pela consultora Llorente & Cuenca identifica o Presidente do Conselho de Administração Executivo da TAP Fernando Pinto como o director executivo em Portugal com melhor Índice de Presença e Influência nas redes sociais. Nesta análise da classificação do ranking elaborado pela Llorente & Cuenca retiramos o holandês Ronald den Elzen, que obteve um melhor resultado do que o gestor da companhia aérea nacional, mas que desde o início do segundo semestre deste ano deixou a liderança executiva da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas para assumir idêntico cargo na Heineken nos Estados Unidos, apesar de na altura da recolha de dados para o estudo estar a trabalhar em Portugal. Os resultados obtidos pelos líderes das organizações nacionais ficam muito aquém dos apurados pelos responsáveis de empresas espanholas e de outros países latinos-americanos. Não há qualquer executivo de entidades portugueses entre os 200 primeiros classificados da lista. O objectivo do trabalho visava analisar a evolução da presença e participação dos executivos nos meios digitais e o seu grau de influência on-line em contextos empresariais e junto do público. O indicador de Presença e Influência nas redes foi calculado para cada gestor executivo, de acordo com a respectiva presença em locais como Wikipédia, Twitter, LinkedIn, blogues, Websites (pessoais e corporativos), Google (resultados de pesquisa), Google News e Youtube. A avaliação contabilizou adicionalmente medidas como menções no Twitter, número de seguidores, retweets e inlinks para activos pessoais na web. A presença on-line dos executivos em Portugal é superior à influência que estes conseguem exercer nas redes, mas ainda assim apenas 55 por cento estão presentes nos sites institucionais das suas empresas e idêntica percentagem têm uma página pessoal no LinkedIn. A proporção dos CEO estudados que aparecem em resultados em pesquisas no YouTube (10 por cento), que têm uma entrada na Wikipédia (seis por cento) ou uma conta no Twitter (dois por cento) é residual. Dez CEO/executivos portugueses mais bem classificados do Índice de Presença e Influência: 1. Fernando Pinto (TAP) - 25,00 2. Violeta Ciurel (AXA Portugal) - 23,41 3. António Mexia (EDP) - 21,88 4. Jorge Ponce de Leão (ANA Aeroportos) - 20,31 5. Jorge Tomé (BANIF) - 20,31 6. Licínio Pina (Crédito Agrícola) - 20,31 7. José de Matos (Caixa Geral de Depósitos) - 20,31 8. António Ramalho (Infra-estruturas de Portugal) - 20,31 9. Carlos Gomes da Silva (Galp) - 20,31 10. Paulo Pereira da Silva (Renova) - 20,31 Partilhar esta informação
Índice de Presença e Influência Fernando Pinto é o CEO em Portugal com maior projecção digital Autor: Data Publicação:17/11/2015 O recente estudo «Identidade Digital dos CEO’s: Portugal e a Realidade Ibero-Americana» desenvolvido pela consultora Llorente & Cuenca identifica o Presidente do Conselho de Administração Executivo da TAP Fernando Pinto como o director executivo em Portugal com melhor Índice de Presença e Influência nas redes sociais. Nesta análise da classificação do ranking elaborado pela Llorente & Cuenca retiramos o holandês Ronald den Elzen, que obteve um melhor resultado do que o gestor da companhia aérea nacional, mas que desde o início do segundo semestre deste ano deixou a liderança executiva da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas para assumir idêntico cargo na Heineken nos Estados Unidos, apesar de na altura da recolha de dados para o estudo estar a trabalhar em Portugal. Os resultados obtidos pelos líderes das organizações nacionais ficam muito aquém dos apurados pelos responsáveis de empresas espanholas e de outros países latinos-americanos. Não há qualquer executivo de entidades portugueses entre os 200 primeiros classificados da lista. O objectivo do trabalho visava analisar a evolução da presença e participação dos executivos nos meios digitais e o seu grau de influência on-line em contextos empresariais e junto do público. O indicador de Presença e Influência nas redes foi calculado para cada gestor executivo, de acordo com a respectiva presença em locais como Wikipédia, Twitter, LinkedIn, blogues, Websites (pessoais e corporativos), Google (resultados de pesquisa), Google News e Youtube. A avaliação contabilizou adicionalmente medidas como menções no Twitter, número de seguidores, retweets e inlinks para activos pessoais na web. A presença on-line dos executivos em Portugal é superior à influência que estes conseguem exercer nas redes, mas ainda assim apenas 55 por cento estão presentes nos sites institucionais das suas empresas e idêntica percentagem têm uma página pessoal no LinkedIn. A proporção dos CEO estudados que aparecem em resultados em pesquisas no YouTube (10 por cento), que têm uma entrada na Wikipédia (seis por cento) ou uma conta no Twitter (dois por cento) é residual. Dez CEO/executivos portugueses mais bem classificados do Índice de Presença e Influência: 1. Fernando Pinto (TAP) - 25,00 2. Violeta Ciurel (AXA Portugal) - 23,41 3. António Mexia (EDP) - 21,88 4. Jorge Ponce de Leão (ANA Aeroportos) - 20,31 5. Jorge Tomé (BANIF) - 20,31 6. Licínio Pina (Crédito Agrícola) - 20,31 7. José de Matos (Caixa Geral de Depósitos) - 20,31 8. António Ramalho (Infra-estruturas de Portugal) - 20,31 9. Carlos Gomes da Silva (Galp) - 20,31 10. Paulo Pereira da Silva (Renova) - 20,31