• Início
  • Emprego
  • Formação
  • Empresas
  • Candidatos
  • Actualidades
  • Anunciar
Login
  • Login
  • Registe-se
  • Recuperar Password

Empregos Online

  • Início

  • Emprego

  • Formação

  • Empresas

  • Candidatos

  • Actualidade

  • Anunciar

Pesquisa

Ok
  • VOCÊ ESTÁ EM:
  • Início //
  • Formação //
  • Curso de Produção e Realização de Rádio

Formação

Formação ETIC Escola Técnica de Imagem e Comunicação

FORMAÇÃO

Curso de Produção e Realização de Rádio

Empresa:ETIC Escola Técnica de Imagem e Comunicação

Data de início formação:Outubro de 2010.

@import url(/app_themes/blank/main.css);

Introdução:
É das profissões mais apetecíveis do mercado. A rádio exerce um fascínio diferente de todos os outros meios. A voz, a entoação, a forma como, sem imagem, se chega a milhares de pessoas dota o registo radiofónico de uma magia ímpar. Porém, nada sai de improviso. Os tempos em que vivemos exigem que um animador de rádio seja um performer, alguém que consegue cativar, entreter e, ao mesmo tempo, informar. Este curso à desenhado à medida dos sonhos dos que procuram esta ligação com o público: invisível mas intensa.

Área de Formação:
Som e Música

Objectivos Específicos:
SAÍDA PROFISSIONAL:
Jornalista/crítico/ divulgador na área da música em jornais, rádio e plataformas de internet.

Horário:
2ª,4ª, 6ª feira - Tarde: das 14h às 18h

Modalidades:
Presencial.

Destinatários:
Apaixonados por Rádio e Música. Jornalistas de differentes áreas culturais que pretendam especializar conhecimentos.Entertainers e bons comunicadores. Apresentadores de rádio.

Conteúdos Programáticos:
CULTURA MULTIMÉDIA
Fundamentos da imagem; Fundamentos do som;Teorias do movimento; Linguagem escrita
Iniciação a ferramentas como : Photoshop, Quicktime Pro, Ardour/Audacity, Project

HISTORIA DA RÁDIO E DA GRAVAÇÃO DE SOM
História da gravação de som desde os primórdios do analógico até aos nossos dias.
Os processos de registo magnético analógico e digital.
Processo de registo por laser.

HISTORIA DA MÚSICA
Identificação dos períodos mais representativos da História da Música, desde a invenção do fonógrafo até ao sampler.
Os blues, o jazz, o rock e as suas derivações
- do progressivo ao punk e ao krautrock alemão.
O Hip Hop e as tipologias de dança. A relação destes momentos da história com o presente.
Análise, identificação e definição de diferentes géneros musicais: desde a importancia das letras até a origem e contextualização da práctica actual de reprodução dos géneros musicais.
Utilidade para o produtor musical do conhecimento diversificado de vários Géneros Musicais

HISTORIA DA INDÚSTRIA DISCOGRÁFICA
A industrialização do mundo moderno e as suas repercussões directas na criação musical e na sua comercialização.

PRÁTICAS DE ESCRITA JORNALÍSTICA E RADIOFÓNICAS
Géneros jornalísticos;Redacção Jornalística; Géneros em Rádio; Jornalismo musical; Reportagem e informação em Rádio; Escrita criativa
Marketing da Rádio; Entrevista em Rádio; Comunicação persuasiva

TECNICAS DE SOM PARA RÁDIO
Princípios e fundamentos do fenómeno acústico.
Física do som: vibração, compressão, rarefacção, frequência, amplitude, comprimento de onda.
A propagação de ondas sonoras em sólidos, líquidos e gases.
O ouvido humano, sua anatomia e funcionamento.
Percepção auditiva e fenómenos psicoacústicos. Sons fundamentais e harmónicos. Timbre e oitava musical. Ruído branco e ruído rosa. Distorção.
O decibel como medida de comparação entre duas quantidades.
Introdução ao estúdio de gravação. As diferentes fases de trabalho num estúdiode som: pré-produção; gravação de música, de locuções, de efeitos especiais, jingles ou foley.
Captação e gravação de música e som. Técnicas de captação e de localização em estúdio (in foco e ambiente)
Routing de sinal para a mesa de mistura. Splitters, DIs, painéis de controlo acústico.

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
As origens, os efeitos e o funcionamento da Comunicação Social, nos seus aspectos tecnológicos, sociais, económicos, políticos e cognitivos.

PRODUÇÃO E GESTÃO DE RÁDIO
Lei e instrumentos legais de regulação da Rádio; Direito e código deontológico da Rádio; Novos modelos de negócio e de financiamento
da Rádio; Gestão e orçamentação; Identidade e Marca

NOVAS TECNOLOGIAS DE RÁDIO
Radio online; Podcast; Serviços de música on line; Conteúdos web; Multimedia na Rádio

BRANDING PARA RÁDIO
Dicção; Postura; Improviso; Catálise; Charme e sedução

TUTORIA DE PROJECTOS
Fases de concretização e preparação de um projecto; Desenvolvimento de projectos individuais de iniciativa do aluno e sugeridos pelo formador
ao longo do ano curricular. Pretende-se com estes trabalhos que o aluno
vá desenvolvendo, de forma continuada e acompanhada, capacidades técnicas e criativas com base nos conhecimentos adquiridos.

Data:
Outubro de 2010.

Duração total do curso:
300h (1 ano)

Duração total do curso:
Photoshop; Quicktime Pro; Ardour/Audacity; Project.
Salas com estações individuais de trabalho e computadores com acesso a internet.
Interfaces dedicados e auscultadores individuais;
Estúdios de som equipados com DAWs , ProTools, Nuendo, Logic e munição Genelec; Microfones Neumann, AKG Shure, Sennheiser,Sanken; Gravadores Sound Devices e Tascam.

Forma de Pagamento:
Matricula: 175€ (no acto da inscrição); Mensalidades: 9 x 367€ ou 12 x275€; ou 18 x 196,01€ (BES)

Preço:
3.300€

Oferta:
Descontos para ex-alunos: 15%; Desconto pronto pagamento: 15%; Desconto pronto pagamento ex-alunos: 20%

Local:
Lisboa (Distrito de Lisboa)

Partilhar esta informação
Enviar a oferta: Curso de Produção e Realização de Rádio
Comentários
  • Pedir Mais Informações
  • Imprimir
Para saber mais informações sobre o curso preencha o formulário abaixo:
Enviar

Sobre nós

ETIC Escola Técnica de Imagem e Comunicação

Conheça-nos um pouco melhor
A etic_ aquando da sua criação, em 1991, era uma escola principalmente de tecnologia, com muito equipamento, muita actualização tecnológica mantendo desde sempre uma grande ligação ao mercado.

Ao mesmo tempo sempre foi uma escola muito aberta, muito participativa e integradora, onde os alunos fazem parte da escola, existindo uma grande aproximação e informalidade professor vs aluno.

De há uns anos até hoje assistiu-se a uma viragem: a tecnologia banalizou-se e a vertente criativa e conceptual ganhou força. Exigência nos processos, na criatividade e no conceptual são agora bandeiras na formação com o enfoque na mais-valia e na forma como os alunos saem para o mercado.

A etic_ sempre apostou numa forte ligação à cidade (Lisboa) e aos eventos da cidade: Rock In Rio, Cow Parade, Lisboa Dakar, Doc Lisboa, Creamfileds, entre outros, tendo como meta o enriquecimento do aluno com projectos reais do terreno, conhecendo o peso que essa decisão pedagógica acarreta à estrutura de custos e financeira do grupo.

Faz parte da missão de ensino da etic_ a grande interacção extra plano curricular, onde o portfólio do aluno à saída é muito enriquecido com actividades “fora” do conteúdo programático contratado.

A grande preocupação neste momento prende-se com o facto de a etic_ ser uma escola de posicionamento, em mudança constante (na indústria dos conteúdos a mudança é constante), e onde se procura permanentemente o desassossego das pessoas face à velocidade das mudanças.

A etic_ está hoje organizada em termos pedagógicos através de 8 áreas de formação que, cada uma à sua medida, cobrem as necessidades de formação do mercado nas suas áreas de intervenção.

Ler mais sobre nós
+ anúncios de ETIC Escola Técnica de Imagem e Comunicação
  • Apresentação de Televisão, Rádio e Eventos - Pós-Laboral

    Data Publicação: 22 de Março 2010
  • Curso de Jornalismo TV Noite

    Data Publicação: Outubro de 2010.
  • Curso de Jornalismo TV Diurno

    Data Publicação: Outubro de 2010.
  • Curso de Screen Writing Diurno

    Data Publicação: Outubro de 2010.
  • Curso de Screen Writing Noite

    Data Publicação: Outubro de 2010.
  • Curso de Jornalismo e Crítica Musical

    Data Publicação: Outubro de 2010.

Consulte aqui todas as ofertas.

Formação relacionada

  • likes
  • seguidores
  • Siga-nos também no
Empregos Online
  • Categorias
  • Emprego
  • Formação
  • Empresas
  • Actualidade
  • Anunciar
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos e Condições
  • A minha conta
  • Login
  • Registe-se
  • Recuperar Password
  • Candidatos
  • Contactos
  • Rua Luciana Stegagno Picchio, nº3 1549-023 Lisboa PORTUGAL
  • Suporte Técnico:
    (+351) 939 449 119
  • Publicidade/ Questões Comerciais:
    (+351) 925 425 042
  • suporte@empregosonline.pt
Empregos online: Encontre hoje o seu emprego!
© Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.
O nosso website armazena cookies no seu equipamento que são utilizados para assegurar funcionalidades que lhe permitem uma melhor experiência de navegação e utilização. Ao prosseguir com a navegação está a consentir a sua utilização. Para saber mais sobre cookies ou para os desativar consulte a Política de Cookies Cofina